Meditação e Estresse - Aprenda a meditar em 5 minutos.

23/08/2017

Existe algum tipo de meditação capaz de aliviar o estresse do dia a dia? Sim, cada pessoa reage ao estresse de um modo todo especial, algumas ficam extremamente agitadas e outras tornam-se prostradas e sem energia. Levando em consideração essa característica podemos escolher meditar em lugares calmos como no recanto do seu quarto, nas aulas de alongamento e yoga, nas aulas de Pilates, templos budistas, igrejas, jardins, dentro do seu carro e até no transporte público. Mas se você é extremamente agitado existem algumas técnicas como a meditação dinâmica criada por “Osho” que utiliza exercícios corporais mais vigorosos para drenar a energia e facilitar o momento da meditação, é bem diferente e interessante.

 

A meditação além de  aliviar o estresse, pode proporcionar outros benefícios a  saúde do seu corpo e da sua mente como, diminuição da frequência cardíaca, da pressão arterial, dos níveis de cortisol, diminuição do peso corporal, diminuição das dores musculares principalmente na região de pescoço e ombros, melhora da qualidade do sono, melhora do raciocínio para organização de suas tarefas, entre outras.

 

Algumas pessoas se recusam a meditar por acreditarem não possuir tempo para tal atividade, realmente o tempo diário necessário para a realização de uma boa meditação seria em torno de 30 a 50 minutos no horário de sua preferência ou no momento de extrema necessidade, isto é, períodos de muito estresse. Se você realmente não possui esse tempo você poderia iniciar a sua meditação em pequenas frações entre 5 e 7 minutos todos os dias. Pode parecer pouco, mas o efeito é revigorante, seu raciocínio melhora, sua disposição aumenta, seu rosto ficará mais relaxado e sua fome diminuirá e você poderá se apaixonar e aderir a essa prática.

 

Agora se a sua rotina é estressante e você ainda não está pronto para abraçar a prática da meditação procure identificar quais são os seus agentes estressantes, mas isso não será uma tarefa fácil por isso, vou dar uma dica que é infalível! Pegue um papel e uma caneta e comece a escrever sobre tudo que te incomoda, vá escrevendo sem pensar, só escreva. Quando se sentir satisfeita(o) pare e leia a sua carta, grife todos os fatores estressantes e responda: posso mudar o que me incomoda? Como faço para mudar? Depende de mim ou de outras pessoas? Posso pedir ajuda? Depois dessas indagações responda: o que me faz feliz ou o que me faria feliz e vá buscá-la mesmo que seja por pouco tempo.

 

Aqui vai uma dica de meditação para acalmar o seu corpo e sua mente

 

Eu gosto muito dessa meditação pois é simples e fácil a técnica de ouvir e sentir o coração e a respiração poderá conduzi-lo ao colo de sua mãe nos momentos em que você era ninado ouvindo a respiração e coração dela.

  1. Procure um lugar calmo para se sentar – você precisará entre 5 a 7 minutos para relaxar;

  2. Se você puder fechar os olhos seria muito bom! – Agora respire profundamente e vá soltando-o ar bem devagar;

  3. Agora repita a respiração tentando perceber e sentir o ar entrando pelo nariz, descendo pelo pescoço e enchendo os seus pulmões (repita 5x);

  4. Agora que você percebeu como o ar flui para seus pulmões imagine uma flor de cor lilás – Inspire imaginando que o ar ao seu redor é da cor lilás  e expire o ar completamente transparente (repita 5x);

  5. Inspire o ar da cor lilás e imagine que essa cor limpará todos os seus aborrecimentos e impurezas e, expire lentamente expulsando tudo o que te incomoda (repita 5x);

  6. Para terminar respire com muita calma e tente escutar o seu coração – não é fácil, tenha paciência! (Experimente por 2 minutos);

  7.  Esvazie a sua mente e mentalize uma tela branca e fique olhando para ela - não é fácil, mas quando consegui quase surtei de felicidade. Para finalizar, dê uma boa espreguiçada e um grande bocejo, sorria para você e sinta-se feliz.

 

Clique aqui e assista o vídeo com o exercício completo.

 

Obrigada!

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